Primeira roda de conversa: Manchester

A equipe de Gênero em Pauta Unesp promoveu no dia 30 de janeiro de 2024 uma roda de conversa com moradoras do bairro Manchester, em Bauru. O propósito do encontro, que reuniu cerca de 20 participantes, foi debater vivências e mapear questões que impactam o cotidiano das mulheres da região

DSC_6197

Samanta, de 29 anos, tem uma filha e relata que um dos grandes problemas é a falta de transporte: por lá, não passa ônibus, e motoristas de aplicativo não aceitam entrar no bairro. Em dias de chuva a dificuldade aumenta, por conta das ruas serem de terra e alagarem.

Cleuza, 40 anos e mãe de dois filhos, destacou a falta de saneamento básico e de uma escola próxima para as crianças. Presidente da associação de moradores, Tatiane Borges defendeu a regularização das moradias como uma das prioridades do grupo de assentados, formado por 23 famílias.

“A gente tem que dar uma moradia digna para os nossos filhos, e aqui a gente precisa de um tudo”.

Outras mulheres da roda enfatizaram a necessidade de ruas pavimentadas, creche, transporte e um olhar efetivo e afetivo da prefeitura para a realidade local. A construção de uma cooperativa, capaz de ser fonte de geração de renda para as mulheres, também surgiu como demanda fundamental do grupo. 

A partir da conversa com as moradoras, a equipe de Gênero em Pauta iniciou o processo de mapeamento de pautas para a produção de reportagens, que pretendem contribuir para a ampliação do debate público sobre o cotidiano de mulheres em territórios periféricos de Bauru.

DSC_6329